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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m16c.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP8W/34RQSJ2
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/03.02.21.00   (acesso restrito)
Última Atualização2010:01.11.15.16.20 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/03.02.21.00.37
Última Atualização dos Metadados2020:07.28.18.31.21 (UTC) simone
Chave SecundáriaINPE-15781-TDI/1524
Chave de CitaçãoLustosa:2009:InTiBa
TítuloInfluência de tipos de barramentos e de suas características de alto nível em sistemas de controle por rede
Título AlternativoInfluence of databus types and some high level characteristics in networked control systems
CursoCMC-SPG-INPE-MCT-BR
Ano2009
Data2009-04-16
Data de Acesso07 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas245
Número de Arquivos1
Tamanho5161 KiB
2. Contextualização
AutorLustosa, Herminio Duque
GrupoCMC-SPG-INPE-MCT-BR
BancaRicci, Mario Cesar (presidente)
Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e (orientador)
Carrara, Valdemir
Santos, Walter Abrahão dos
Moreira, Fernando José de Oliveira
Endereço de e-Mailherminio.lustosa@embraer.com.br
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2009-03-02 21:00:37 :: herminio.lustosa@embraer.com.br -> yolanda ::
2009-03-04 17:51:29 :: yolanda -> supervisor ::
2009-03-20 14:25:58 :: supervisor -> yolanda ::
2009-06-15 20:24:54 :: yolanda -> herminio.lustosa@embraer.com.br ::
2009-06-22 21:44:25 :: herminio.lustosa@embraer.com.br -> supervisor ::
2009-07-07 13:59:45 :: supervisor -> administrator ::
2009-07-07 16:14:18 :: administrator -> camila ::
2009-12-23 13:40:29 :: camila -> viveca@sid.inpe.br ::
2010-01-11 13:37:31 :: viveca@sid.inpe.br -> camila ::
2010-01-11 15:17:30 :: camila -> viveca@sid.inpe.br ::
2010-01-11 16:30:23 :: viveca@sid.inpe.br -> administrator ::
2020-04-28 17:48:25 :: administrator -> simone :: 2009
2020-07-28 18:31:21 :: simone -> sergio :: 2009
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavebarramento de dados
sistema de controle por rede
disparado por evento
disparado por tempo
incerteza em transmissão de dados
control area network (CAN)
time triggered protocol (TTP)
comandos de voo
plataforma multimissão (PMM)
fly-by-wire
atraso
databus
networked control system
evet-triggered
time-triggered
jiter
CAN
TTP
PMM
FLY-BY-WIRE
latency
ResumoEste trabalho estuda as influências de tipos de barramentos e de suas características de alto nível em sistemas de controle por rede. Para isto, avaliou-se as seguintes tecnologias AFDX, CAN Bus, TTP/C, FlexRay, ARINC 429, ARINC 629, MIL-STD-1553, RS-422 e RS-485. Diante disso, elencou-se as principais características e como resultado disso, produziu-se uma tabela com todos esses dados, que pode ser utilizada como ferramenta no dia-a-dia. Além disso, foi utilizada a ferramenta de simulação baseada no software MatLab/Simulink^® chamada TrueTime^® (uma ferramenta especialmente delineada para análise de barramentos de dados), simulando os seguintes estudos de caso: 1) uma malha simples de controle de aplicação aeronáutica; e 2) o controlador de atitude de um satélite. Tal ferramenta possibilitou uma análise metódica e detalhada do comportamento do sistema em função de determinadas características dos barramentos: largura de banda e taxa de ocupação do barramento. Isso possibilitou a descrição e identificação dos principais parâmetros de um barramento de dados que se deve considerar ao se projetar um sistema, principalmente no que se refere à latência dos dados, afetando diretamente as suas características de controle. As simulações mostram os diferentes comportamentos para comunicação time e event-triggered, representados pelos barramentos CAN e TTP bus respectivamente, nos quais foi corroborada a robustez do barramento TTP para variações de largura de banda e variações da taxa de ocupação do barramento. O terceiro estudo de caso realizado foi a implantação de uma arquitetura de Sistemas de Comandos de Vôo, em um hardware real (TTP Cluster), utilizando a ferramenta de software TTPMatLink^®, da TTTEch, onde se pôde verificar a influência do barramento TTP na congruência de dados. Complementando tais estudos de caso, foi feita uma análise da disponibilidade de informação em um sistema de controle com diferentes topologias: ponto-a-ponto, barramento e estrela; avaliando diferentes tipos de barramentos, em busca de uma melhor solução para uma aplicação safety-critical. Os resultados obtidos mostram que a topologia em barramento é mais robusta do ponto de vista de disponibilidade de informação. ABSTRACT: This work consists on studying the influence of databus types and some high level characteristics in Networked Control Systems information were analyzed and compiled with focus in control characteristics and system engineering. Thus, it was evaluated the main technologies of databus available today front some carefully chose characteristics, resulting in a table which compiles all this data that can be used as a quick reference in a day-by-day activities of System Engineering. In addition, it was used a simulation tool, based on MatLab/Simulink^®, called TrueTime^® (a toolbox specially designed for analysis of databuses), simulating the following case studies: 1) simple control loop of an aeronautical application; 2) attitude control of a satellite. This tool enables a methodical analysis of the detailed behavior of the system as a function of some specific databus characteristics, bandwidth and occupation rate of the databus, which made possible identification and evaluation of the main databus parameters that shall be considered in a system design, mainly latency, affecting directly its control characteristics. The simulations show the different behaviors of the communication types, time and event-triggered, represented by CAN and TTP Bus respectively, where it was corroborated the robustness of the TTP bus for bandwidth and occupation rate of the databus. The third case study consists in a implementation of a Flight Controls System architecture, in a real hardware (TTP Cluster), using the toolbox TTPMatLink^®, of the TTTech, where it was verified the influence of the TTP bus in the data congruence. Complementing this work, it was analyzed different types of topologies, where it was corroborated that the bus topology using TTP is better in terms of availability of the information.
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publicacao.pdf 11/01/2010 10:06 5.0 MiB
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4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
Arquivo Alvopublicacao.pdf
Grupo de Usuáriosadministrator
camila
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sergio
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yolanda.souza@mcti.gov.br
Visibilidadeshown
Detentor da CópiaSID/SCD
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Permissão de Atualizaçãotransferida para sergio
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17.24
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
DivulgaçãoNTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL.
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/03.17.15.17
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel doi electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype
7. Controle da descrição
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